
-
Arquitetos: pihlmann architects
- Área: 6336 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Hampus Berndtson
-
Fabricantes: Archival Studies, Best A-V, Bgb, Børma, Convert, Duravit, ELCON, EVERS, Ecofoss, Emil Nielsens Smedeværksted, Fischer Gardiner, Fischer Lighting ApS, Habila a/s, Heartsteeling ApS, Hormann, Hydro Building Systems Lüdenscheid, Jeld-Wen Denmark A / S, Kvadrat, Ludvig Svensson, Lysiplex, +7


Descrição enviada pela equipe de projeto. Lajes transformadas em escadas, elementos de fachada reaproveitados como pavimentação, acabamentos convertidos em mobiliário — a transformação de Thoravej 29 permitiu que o próprio edifício se reciclasse. O projeto reflete uma abordagem pragmática em relação aos recursos disponíveis, reavaliando o valor do existente ao tratar o edifício como um verdadeiro banco de materiais.


Construído originalmente em 1967 pelo arquiteto Erik Stengade, o antigo prédio fabril funcionou mais recentemente como centro municipal de atendimento a pessoas com deficiência da cidade de Copenhague. Durante a transformação, foi reduzido à sua estrutura essencial: pilares, vigas, lajes em TT e fachadas marcadas por faixas horizontais de janelas. O novo programa exigiu mudanças fundamentais na anatomia do edifício. Paredes leves e mobiliário fixo foram removidos, enquanto outros elementos foram realocados. Tudo o que foi desmontado foi armazenado com a intenção de ser reutilizado no projeto final — até mesmo componentes normalmente considerados insignificantes foram tratados como potenciais recursos a serem reintegrados.


Uma análise externa mostra que a transformação atingiu uma taxa de 95% de reúso ou reciclagem (em peso) dos materiais existentes, o que resultou em redução de até 88% das emissões de carbono e em 90% menos resíduos de construção em comparação com uma obra nova. O processo envolveu o desmonte cuidadoso e a reintegração de elementos estruturais, superfícies e componentes internos.


A lógica do reúso ultrapassou os números de carbono e se estendeu à própria materialidade e configuração espacial do edifício. O grau de transformação variou: alguns elementos permaneceram inalterados, enquanto outros foram retrabalhados, triturados, comprimidos, reposicionados ou reinstalados. O processo foi guiado pelas propriedades físicas de cada componente, mais do que por seu valor convencional ou estético.


A organização originalmente horizontal do edifício foi reconfigurada com a conversão das lajes estruturais em TT em amplas escadas e mobiliário integrado. Essa intervenção costura os pavimentos, gera variações espaciais e altera a relação entre os níveis. A fachada tombada voltada para a Thoravej, antes fechada, foi aberta. Os pavimentos superiores foram preservados, mantendo o caráter industrial em desaparecimento da área, enquanto o térreo foi conectado ao entorno. Grandes janelas e portas de garagem envidraçadas criam uma ligação direta com o espaço público, enquanto os tijolos removidos foram reaproveitados no piso externo, integrando o edifício ao tecido urbano.

Esses fragmentos materiais aparecem em toda parte, de formas diretas e sutis, reafirmando a herança do edifício como parte de um sistema cíclico. Por meio do reúso pragmático, seu legado não apenas foi preservado, mas também reintegrado aos novos espaços. O resultado é uma arquitetura informal, marcada mais pela subtração e adaptação do que pela adição.


O projeto conquistou o primeiro prêmio em um concurso por convite organizado pela Fundação Bikuben, em 2021. Hoje, Thoravej 29 abriga palcos, galerias, espaços expositivos, ateliês, oficinas, escritórios, salas de reunião, cozinha de produção, refeitório e café. O edifício acolhe uma comunidade de 150 pessoas ligadas a 30 diferentes organizações. Foi eleito “Edifício do Ano 2024” pelo Licitationen, homenageado no Prêmio Municipal de Arquitetura de Copenhague 2025, recebeu o mais importante prêmio dinamarquês de renovação, o Renoverprisen 2025, e foi reconhecido como finalista nos prêmios “New into Old” do Architectural Review 2025 e no Danish Design Awards 2025.


















































